Conhecimento
Nossos desafios
Nossos desafios socioambientais não são somente de urgente superação, mas também uma oportunidade para geração de novos negócios e desenvolvimento de ecoinovações para o impulso a mudanças sistêmicas e o alcance de resultados estratégicos.
Pegada ecológica
Dados recentes mostram que a humanidade necessita hoje de 1,5 planeta para manter seu padrão de consumo, colocando, com isso, a biocapacidade planetária em grande risco. Projeções para o ano de 2050 apontam que, se continuarmos com este padrão, necessitaremos de mais de dois planetas para mantermos nosso consumo. Assim, precisamos pensar em soluções, tecnológicas ou não, que minimizem o uso de recursos naturais.
Aquecimento global e mudanças climáticas
A emissão antrópica dos gases de efeito estufa (GEE) têm causado o aquecimento global para além do seu comportamento natural e, como consequência, a mudança climática. Se a taxa de GEE na atmosfera continuar a aumentar, a previsão é que a incidência de desastres climáticos seja devastadora. Assim, precisamos pensar em soluções que promovam a mitigação de gases poluentes e a adaptação às mudanças do clima e seus efeitos já evidentes.
Injustiça socioambiental
Estima-se que 20% da população global seja responsável por 80% do consumo de recursos naturais, enquanto uma parcela significativa dos outros por cento viva na pobreza ou miséria absoluta. E grande parte dessa parcela será a mais afetada com os efeitos advindos da mudança climática, por não dispor de recursos tecnológicos e financeiros suficientes. Assim, precisamos pensar em soluções que reduzam a vulnerabilidade socioambiental.
Pequenos negócios e negócios de impacto
Os pequenos negócios brasileiros representam 99% do total de empresas privadas e o número de negócios de impacto tem ampliado no país. Em ambos os casos, as empresas têm enfrentado desafios à sua realidade, representando um alvo para o avanço de políticas públicas específicas, considerando fatores regionais, locais e setoriais. Assim, precisamos pensar em soluções que atendam às necessidades desses perfis empresariais.
Investidores
Pesquisa indica que 79% dos respondentes consideram os riscos e as oportunidades ESG (Environmental, Social and Governance) um fator importante na decisão de investimento e 82% deixam claro que esperam que o critérios ESG sejam parte integrante da estratégia corporativa. Assim, precisamos pensar em soluções que contribuam para a maturidade nas estratégias de sustentabilidade empresarial.
Consumidores
Uma pesquisa global realizada em 2020 mostrou que 70% dos consumidores acreditam que o meio ambiente deve ser considerado pelo menos tão importante quanto as questões econômicas durante a recuperação da Covid-19, enquanto 87% acreditam que as empresas deveriam fazer mais pela sustentabilidade em geral. Assim, precisamos pensar em soluções que contribuam para processos produtivos sustentáveis, criando meios para possibilitar o consumo sustentável.